O Salão dos Ossos

"The Hall of Bones", por Paul Dini e Karl Geurs
resenhado por André Luiz Pezzi Silva ("Blade")

Resumo da história:
Um grande Unicórnio aparece no início lutando com lobos. Perto dali, os garotos ouvem algo e partem para ajudar. Uni é a 1a a chegar e encontra um Mago montado em um de seus lobos, e ele se esconde antes dos garotos chegarem. Todos lutam com os lobos e um deles captura Uni. O unicórnio maior, que estava sendo atacado no início, é encurralado pelos lobos e se Teleporta para o alto do penhasco. Os lobos se voltam, então, para os garotos e quando estão prestes a atacar, ouvem uma espécie de chamado e partem. Os garotos os seguem por uma floresta de espinhos, quando aparece o Mestre dos Magos. Ele lhes explica que o mago se chama Kelek (não sei se é assim que escreve ! :) ) e que ele tem planos para Uni. Eric dia que "...desta vez ele não vai me confundir com seus enigmas, eu vou anotar cada palavra que ele disser..." e assim o faz. Sua frase mais importante, e que praticamente define todo o final do desenho, é "...o destino de um é partilhado por todos !", isso , é claro, referindo-se aos Unicórnios.

Adiante, seguindo a aventura, Eric vai abrindo caminho pela floresta de espinhos com seu escudo. Quando chegam perto de Kelek, este abre uma clareira no meio dos espinhos, com sua mágica, e faz erguer seu Castelo. Ele entra e é seguido pelos garotos que se escondem em uma das janelas bem no alto (ainda não sei como subiram até lá. Vocês já viram a altura da janela ?). Kelek comenta que apenas deseja o poder da Teleportação, e que depois que conseguir, todos o chamarão de mestre, até o Vingador ! Ele se prepara para tirar o chifre de Uni, quando os garotos invadem o salão e , com um raio mágico de Kelek , todos são congelados. Kelek então tira o chifre de Uni e guarda numa pedra que parece um monstro com muitos braços, e em cada um, está um chifre. Ele sai da sala e diz que encontrará "O Vale dos Unicórnios" e que os últimos chifres serão dele !

Quando ele sai da sala, Bob é o primeiro a se libertar, comovido em ver Uni fraca por ter perdido o chifre. Ele tenta recuperar os chifres, mas um campo de força os protege. Hank também se liberta e diz a Bob que eles têm que libertar os outros. Com todos livres, eles encontram um calabouço, onde outros Unicórnios sem os chifres estão presos. Hank diz que devem chegar ao Vale antes de Kelek, para avisar os Unicórnios. Todos partem, guiados pelos Unicórnios que estavam presos, mas são observados por Kelek, que estava escondido nas sombras. Chegam a uma cachoeira e ela se abre, revelando um túnel para o Vale dos Unicórnios. Quando estão todos lá, o Unicórnio chefe parece assustado com sua presença, mas Sheila percebe que não são eles que estão assustando os Unicórnios, e sim Kelek, que está no alto do penhasco que encobre o Vale. Ele captura os 3 últimos e, quando Hank tenta impedi-lo, ele causa uma avalanche de pedras. Eric diz para todos se protegerem embaixo de seu escudo (que nobreza !). Uni tenta tirar as pedras, quando Bob sai e diz que Eric os salvou, O Mestre dos Magos aparece e, referindo-se a surpresa de Bob, ao reconhecer que o resmungão Eric salvou a todos, diz que seu inimigo, às vezes, pode ser seu maior aliado.
Ao cair da noite (nesse ponto explica-se porque os Unicórnios conseguiram se Teleportar no final do desenho. Já haviam passado 24 horas.) todos estão no alto de um penhasco observando o castelo de Kelek e Presto lembra das palavras do Mestre dos Magos, de que seu inimigo pode ser seu maior aliado, e resolve trazer o Vingador até ali. Mas sua mágica o transporta ao Castelo do dito cujo ! Lá ele explica ao Vingador os planos de Kelek.
Enquanto isso, os outros estão no castelo de Kelek tentando salvar os últimos Unicórnios, mas o plano falha e Kelek manda seus lobos atacarem. E, como num passe de mágica Presto aparece e, quando os lobos estão já em cima deles, todos viram filhotes !!! Eric pergunta a Presto "...como você fez isso ?". Presto revela então QUEM fez a mágica ! O Vingador, que entra no castelo e diz a Kelek para liberar o encanto que protege os chifres. Kelek se recusa e eles travam uma grande batalha, quebrando a estátua mágica que retinha os chifres. Presto tenta recolocá-los, mas não consegue e Eric (pasmem !) resolve o enigma do Mestre dos Magos, e diz a Presto que ele só precisa colocar UM, porque "...o destino de um é partilhado por todos !". Todos CONCORDAM com Eric e Presto consegue colocar os chifres. O Vingador vence Kelek e se volta para os garotos para tomar os chifres novamente (Que rato !). Todos montam nos Unicórnios e são Teleportados para fora do Castelo. E o vingador desaparece.
De volta ao Vale, todos estão felizes a não ser Bob, que não quer ir embora do vale sem Uni. Mas ela vai com eles e Bob fica super feliz !

Nesse episódio, Eric nos surpreende com sua astúcia de desvendar o Enigma do Mestre dos Magos, sendo que ele, é o que mais reclama do baixinho. Uma pergunta surge quando acontece a Teleportação dos Unicórnios com os garotos no Castelo de Kelek na seqüência final. "Mas o próprio Kelek não disse que os Unicórnios só podem se Teleportar 1 vez por dia ?". Como foi dito acima, quando todos vão ao castelo de Kelek, antes de presto chamar o Vingador, está de noite, e isso é muito sutil ! Nem todos percebem, e quando os Unicórnios Teleportam-se junto com os garotos, supõe-se que já se passaram 24 horas.

O que aparece neste episódio:
Personagens: Mago Kelek
Locais: Floresta de espinhos, Castelo de Kelek, Vale dos Unicórnios
Fauna e Flora: Unicórnios, Lobos