Pensamos que todos nós sabemos tudo que é preciso saber sobre o Vingador. Ele é o Nêmesis, o oposto do Mestre dos Magos, opostos bipolares, universo maniqueísta, etc... etc... etc...
É por isso que "Cidadela das Sombras" foi um tal choque para tantos telespectadores, creio. Tal qual os garotos, ficamos estupefatos ao descobrir que o Vingador tinha uma irmã. Certamente isso o rebaixou um ou dois pontos.
Com isso em mente, que mais podemos imaginar sobre o Vingador que não seja simplesmente bom-senso convencional?
Vamos começar com o óbvio e improvável: se o Vingador tem uma irmã, não se pode negar que ele tenha pais. Ele é, em uma palavra, mortal. Então a ameaça representada por Hank no Cemitério dos Dragões, e por Tiamat em uma variedade de locais, é real. O Vingador pode ser morto. Que ele nunca tenha sido morto se deve parcialmente ao escritores dos roteiros, e parcialmente a um personagem com uma tenacidade considerável.
Sabemos que ele e o Mestre dos Magos têm uma história, mas nunca descobrimos o que essa história foi. No episódio piloto, "Em Busca do Mestre dos Magos", [Nota: na verdade, o piloto foi "A Noite Sem Amanhã"...] o Vingador lhe diz que os seus poderem se tornaram mais fracos e débeis. Ou ele estava falando através do seu chapéu (ou chifre)¹ ou o Vingador possui uma base para comparação. Ele deve ter conhecido os poderes do Mestre dos Magos em outros tempos. Isto reforça a noção de que, se o Vingador é uma análogo de Darth Vader, então o Mestre dos Magos é um análogo do professor traído de Vader, Ben Kenobi.
O Vingador declarou mais de uma vez de que não vai tolerar desobediência; quando ele dá uma ordem, ele espera que seja cumprida. Ele é um tipo de administrador autocrático. Nisto, ele é o oposto do Mestre dos Magos, desde que o Mestre geralmente deixa os garotos aprenderem por conta própria.
"O Portal do Amanhecer" joga outra luz no espectador. O Vingador tem um chefe, um mestre, alguém que, em parte, fez do Vingador o que nós sabemos que ele é. É um cenário de traição fora de questão: que o Mestre dos Magos ensinou as artes mágicas ao Vingador, e ainda assim ele encontrou razões para se vender para as forças das trevas que "desejam.... governar o universo inteiro pelo mal"? Teria sido prometido ao Vingador controle sobre o Reino em troca de abraçar as forças das trevas? Ele certamente não tinha esse tipo de controle antes dos garotos chegarem.
"O Tesouro de Tardos" não apenas nos dá a pista do Mestre dos Magos sobre as origens do Vingador, mas também um vislumbre do seu personagem. Ele criou o Demodragão de modo a conseguir o dragonbane para usar contra Tiamat; ao invés disso, os garotos o usaram contra o Demodragão. Mesmo o Vingador não teve uma pista sobre o que destruiu sua criação, ou ele sabia mas preferiu deixar passar, já que os garotos lhe fizeram um favor dando um fim ao Demodragão. Sim, o Vingador foi traiçoeiro, dando a Hank um amuleto que realmente não funcionou contra o Demodragão, e ameaçou os garotos diversas vezes de diversas maneiras. Mas, desta única vez, será que vislumbramos um pouco do que foi deixado do coração humano do Vingador?