O texto abaixo é de minha [NT: da autora do artigo] correspondência com Mark Evanier, que desenvolveu as idéias para o desenho e escreveu o episódio-piloto, A Noite Sem Amanhã. Ele, como Kathy, respondeu rapidamente às minhas perguntas. Eu não colocarei o endereço de e-mail dele aqui, mas é bem fácil achar (procure nas homepages de Groo).
Também, aqui tem um link a um artigo que ele escreveu em 1996 relativo à fazer desenhos animados e entrando no campo de dublagem: A Voice is a Voice, of Course of Course.
Por que o desenho foi cancelado? Eu era muito jovem para me lembrar, mas eu ouvi que foi por causa de toda a controvérsia religiosa em relação ao jogo.
Não, nenhuma controvérsia afetou o desenho. O cancelamento foi, pura e simplesmente, devido à baixa audiência. Ela estava em declínio ao longo da terceira temporada, e a CBS sentia que eles cairiam ainda mais.
Eu penso que se as redes de televisão soubessem que quantas imaginações foram incendiadas por aquele desenho, eles reconsiderariam e exibiriam novamente. Eu sei de tantas pessoas! Eu realmente não sou o tipo de iniciar cruzadas, mas alguns amigos estão me persuadindo a tentar começar uma campanha para escrever cartas para o Cartoon Network/Sci-Fi Channel. Heck, Voltron e o Thundercats estão retornando, por que não Caverna do Dragão? [Nota: aparentemente os americanos não viram este desenho de 1986 até 2002!] [preciso checar isso]
Pessoalmente não penso que campanhas de escrever cartas sempre façam uma diferença. No caso de D&D, os direitos são propriedade da Marvel Films, que estão em um caos financeiros. Várias firmas diferentes estão lutando pelo controle da companhia e depois que um deles conseguir o controle, eu imagino que eles farão um esforço grande para vender reprises do muitos espetáculos que eles possuem, inclusive D&D. Eu não contaria com qualquer episódio novo, entretanto...
Sempre havia uma história de fundo em que os escritores estavam trabalhando? Há estas pequenas referências estranhas ao longo dos episódios - o Mestre dos Magos chamando o Vingador de "filho", dizendo que o Vingador era "o engano dele", etc. - para uma história de fundo que nunca foi desenvolvida. Apesar de ser a grande fonte para escritores de fan-fictions, que estão propondo idéias maravilhosas por que e como, eu amaria descobrir a REAL versão - e da fonte!
Eu escrevi uma "bíblia" (um termo muito pretensioso para algo sobre um desenho animado, eu admito) quando a série começou. Era principalmente detalhado sobre quem os personagens eram e como eles operavam e interagiram. Eu não recordo honestamente se as referências que você mencionou -- Vingador como o filho do Mestre dos Magos, o Vingador como alguém com quem DM havia tido uma história -- estava escrito lá, ou se era uma convenção não escrita. Mas desde o começo era intenção que algo desse tipo seria insinuado.
Mas também era certo de que o desenho evoluiria, e que outros desenvolveriam seu mythos. Você tem que entender que eu trabalhei no projeto durante um tempo muito pequeno. Eu tinha aproximadamente dois dias para escrever a bíblia e o episódio-piloto. Um trabalho assim ordinariamente envolve muitos meses. Uma vez que a CBS comprou o desenho, eu passei várias semanas discutindo sua direção, mas, como eu não ia ser envolvido pesadamente, nós não quisemos amarrar as pessoas que acabariam escrevendo usando muitas idéias arbitrárias de minha parte. Meu colega Hank Saroyan assumiu a direção criativa do espetáculo quando entrou a série entrou em produção, e nós almoçamos e discutimos assuntos... mas eu confiei em Hank (e os outros bons escritores que foram envolvidos) em desenvolver os personagens e o mundo deles, e usar e/ou expandir o que eu tinha feito como eles bem entendessem. Eu acho que eles fizeram um bom trabalho.
Eu consegui contactar uma das escritoras (Kathy Selbert, agora Kathy Lawrence) e ela me falou a idéia original era os garotos jogando em um teatro, com um vigia noturno como o DM. Vivas para quem propôs o passeio no parque de diversões -- isso nos manteve crianças que esperavam toda vez que entraríamos pelo tunel do passeio! [N.T.: Na verdade, Zakiyah faz referência à um brinquedo ("The Demon") num parque de diversões americano ("Six Flags Great America", Wisconsin) bastante semelhante ao que aparece na série. Ela já foi lá, e nada aconteceu :) ]
Eu não recordo se o passeio no carro de diversões era minha idéia ou de Dennis Marks, ou talvez de outros que estavam envolvidos. Novamente, eu estava apenas envolvido com o desenho por pouco tempo, eu estava ocupado com outros projetos. (Eu escrevi o piloto para "The Littles" na mesma semana eu escrevi para o piloto para "D&D " e eu estava escrevendo um show de variedade simultaneamente para Dick Clark, editando as histórias de "Riquinho" para Hanna-Barbera, E escrevendo três revistas em quadrinhos mensais.) Muitas pessoas tinham trabalhado no material antes de mim e tinham começado com Dennis, e tinham havido muitas propostas e outros formatos e personagens. Eu acredito que minha contribuição principal foi jogar fora muita bagunça que tinha sido somada ao conceito -- eu derrubei vários personagens e esquemas de história -- e podar isto até algo um pouco mais simples.
Minha pergunta principal, eu suponho, é: como VOCÊ sente sobre aquele desenho? Você gostou de fazer isto tanto quanto nós gostamos de assistir?
Eu penso que era um grande desenho, especialmente em sua primeira temporada, e acho que só mereço um pedaço minúsculo do crédito. Eu desfrutei a experiência (e o dinheiro também) e eu desejo que eu tivesse tido o tempo para trabalhar mais nisto. Entretanto, uma vez que meu envolvimento terminou, eu consegui assistir como um espectador, o que também era divertido.
Uma mais pergunta - em o que você está trabalhando você atualmente? Você está atrás de qualquer desenhos das manhãs de sábado? Ou você passou para outras coisas?
Eu sempre estou fazendo muitos coisas diferentes. Mas eu estou escrevendo, editando e dirigindo as vozes de um novo desenho chamado CHANNEL UMPTEE-3 que estará no WB este outono. Eu também escrevi para alguns episódios da série animada do SUPER-HOMEM.